Monday, July 9, 2007

Stress

“Vivemos em pleno stress. Todos temos razão, não há desculpas, simplesmente fazemos e acontece-mos. Stress!?! Que palavra é esta? Haverá tradução numa só palavra em Português (PT)? Interrogo me se serão nervos, já disseram-me que sim....mas os do dia-a-dia ou os acumulados. Na verdade não há trabalhador que não sofra nem malandro que não tenha. É uma doença? E se é haverá tratamento? De onde vira este estrangeirismo literário que de certa forma caracteriza o nosso comportamento exagerado e explosivo? Tanta dúvida está a deixar-me "stressado"! Cá está! Procuro explicações nos outros e eu próprio sou uma cábula para esta pergunta. Na minha opinião até acho o stress algo de positivo. É progresso, é criação sob pressão. Longe vão os tempos de deitarmos ao cair do sol e acordarmos com o seu raiar. Nos dias que correm, felizes aqueles que dormem o seu sono de beleza, mas ainda assim não se livram...do stress! É claro que há um meio-termo para este tipo de vida agitada, embora só aconteça nos intervalos...do STRESS.”

1 comment:

José Santos said...

O estresse ou tensão nervosa (stress em inglês) pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais de uma incapacidade de distinguir entre o real e as experiências e expectativas pessoais. Pela definição, stress inclue a resposta de componentes físicos e mentais.

O termo estresse foi publicado pela primeira em 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature. Existem dois tipos de stress: crônico e orgânico.
Prontos aqui tens a definição do STRESS.LOL fica bem