Saturday, November 17, 2007

Crónica vencedora do 3º lugar "Prémio de Jornalismo Juvenil Bento Carqueja /2008"

Sermão aos umbigos

É incrível como sois egocêntricos ó umbigos ambulantes, que de tanto empinardes o nariz pareceis Reis absolutistas de um reino povoado, habitado, reinado e escurecido por cada um de vós. Ó iluministas que falta fazeis a este século apagado, onde estais? Onde está a vossa luz personificada numa organização de uma nação? Quem perdeu os vossos ideais que contra quem mal ordenou vós desobedecestes, que contra quem penalizou injustamente vós despenalizastes, que contra quem puniu os inocentes vós punistes os seus carrascos decapitadores da verdade honesta e humilde. Ó umbigos pegai no espelho da vossa realidade e ireis contemplar o que para vós é irreal. Julgais serdes planetas nesta Terra que afirmais ser o vosso sistema planetário, e o verdadeiro? Que será para vós o verdadeiro sistema solar? A Terra? Como podeis dilui-la num universo contornado de limites por vós impostos? Impostores, aqueles pontos brilhantes que ignorais nos céus da noite não são decorações que usais para vos lembrardes certa altura do ano. São muito mais do que aquilo que menosprezais no profundo mas vazio intelecto do vosso núcleo. Não é a inércia do movimento da vossa existência que faz girar tudo à vossa volta, não é a vossa presença que cria a força da gravidade, mas é grave, muito grave que assim penseis. Que renasçam os renascentistas e vos esculpem e pintem em quadros de pedra solidária, amiga e delicada e que vos transformem em Humanos que bem precisais! Para quando o vosso Apocalipse? Quando chocarão nas vossas terras meteoritos de consciência e destruirão tudo de mau que há em vós, que é a pandemia de um vírus de falta de inteligência e bom censo. Conto os sóis e as luas que por mim passam a sorrir à minha vida para saber quanto tempo tenho de esperar pela metamorfose dos umbigos em Homens. Pois quando isso acontecer ireis ver que sois mais que um pedaço de carne e ossos a banhar as margens do vosso ser. Ireis deparar com a complexidade da nossa criação que nasceu da evolução pela necessidade de se adaptarem às mudanças. Mudai, evoluem, adaptai esta estagnação do vosso comportamento e sobretudo vivei para fazer viver e perpetuar.

1 comment:

Patusco said...

Realmente tens, sim, muita razao!!
Com o que mais nos deparamos sao esses umbigos ambulantes que pensam que a terra gira em torno deles...
por isso mesmo é que eu me deixei de incomodar com a presença "deles" e quero é olhar por mim, porque só eu e as pessoas que me fazem bem e me fazem sentir feliz é que somos as personagens da minha vida....
O resto sao figurantes!!

abraço